Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vida é substantivo comum. Tranforme-o em próprio.

Pare. Olhe em volta. Tantas pessoas no seu mundo. Tantas vidas que você conhece e... você não vê nenhuma semelhança? Olhe melhor, analise. A vida é a mesma para todos. Sim, mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 7 bilhões de vidas, e... uma só vida.
"Vida" é um substantivo comum com um único sentido literal, apenas uma palavra, um signo; são as pessoas que lhe dão seu sentido real, as pessoas que tornam o "vida" algo vivo. São as pessoas que lhe transformarão em algo com significado, em algo próprio, elas que lhe darão seu objeto ou interpretante.
Como você vê o prato mais saboroso, na sua opinião, depois de ter comido três deles e já estar mais que satisfeito? Que sensação lhe dá ao vê-lo? E como você vê o prato mais saboroso, na sua opinião, antes de comer três deles,estando há 8 horas sem comer absolutamente nada?
Como você olha para uma garrafa de água no inverno? E como você olha para ela no verão, depois dar uma bela caminhada?
A vida é como um prato saboroso, ou como uma garrafa de água. Ela só vai nos importar se precisarmos dela. Mas ela não precisa de nós, ela está ali, passando, e se não agarrarmos a nossa garrafa de água ou o nosso prato de comida, alguém vem e pega. E depois quando estivermos com fome e não tivermos o prato para comer, ou quando, no verão, estivermos com sede e não estivermos com a nossa garrafa de água, o que faremos? Nós tivemos a nossa chance de pegá-los, mas achamos que não precisaríamos deles e por isso os deixamos ali. A vida é isso. Ela é um prato de comida, ou uma garrafa de água. E ela nos é interessante na medida em que precisamos dela, ou melhor, ela nos é interessante de acordo com os olhos que disponibilizamos para olhá-la.
Em todo lugar há contrastes assim. Em todo lugar há uma pessoa que olha para a vida com olhos insaciáveis e outra que olha para ela com olhos desinteressados. Para quem o prato de comida ou a garrafa de água vão ser mais saborosos?


Manoela Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário